Receita Federal inicia terceira fase da Operação DeclaraGrãos no RS

A Receita Federal iniciou a terceira fase da operação DeclaraGrãos, focada na apuração de omissões e inconformidades nas declarações de Imposto de Renda dos produtores rurais gaúchos. Dessa vez, a ação vai fiscalizar as despesas com veículos dentro da atividade rural, além da sonegação de receitas sobre as Declarações do Imposto de Renda de 2021/2020.

Nas declarações apresentadas no exercício 2021, foram identificados mais de 1.200 veículos classificados como despesas da atividade rural, avaliados em aproximadamente R$ 184 milhões. No entanto, através de prévia análise realizada pela Receita Federal, tais automóveis, bem como motocicletas, podem ter tido suas despesas deduzidas equivocadamente, uma vez que, por suas características, podem não ter sido utilizados exclusivamente para a finalidade indicada.

Segundo a Receita Federal, também foram constatadas divergências superiores a R$ 4,54 bilhões entre os valores de receitas declaradas por produtores rurais e as informações constantes nas notas fiscais eletrônicas.

Como nas duas etapas anteriores da operação DeclaraGrãos, a Receita Federal irá emitir cartas aos produtores rurais selecionados para que estes possam fazer a autorregularização. Contudo, a Safras & Cifras ressalta a necessidade de atenção e cuidado no momento de efetuar a regularização, uma vez que qualquer informação repassada de maneira equivocada, poderá posteriormente ser questionada novamente pela Receita Federal.

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá👋
Como podemos ajudar?