A formação acadêmica é uma fase de incertezas para a grande maioria dos estudantes. Primeiramente porque, já de início, surgem dúvidas quanto a escolha da carreira. Depois, no decorrer do curso, surpresas e dificuldades precisam ser superadas para que o universitário reconheça, finalmente, com que áreas da profissão mais se identifica.
Porém, o período mais complicado é quando, ao finalizar o curso, esse universitário, já um profissional, precisa se colocar no mercado de trabalho. Com a diversidade de turmas que se formam todos os semestres em Pelotas/RS, as empresas se vem diante de muitas opções. No entanto, essa quantidade de profissionais disponíveis não significa que seja fácil encontrar pessoas diferenciadas, que busquem se desenvolver tanto em suas áreas de formação como em outras áreas de conhecimento.
E é exatamente isso que a Safras & Cifras vem buscando, profissionais multidisciplinares, que enxerguem aplicadas na prática a teoria aprendida nas universidades. Pessoas que busquem oportunidades de crescimento e, para isso, estejam dispostas a contribuir, aprender e superar desafios.
Baseada no trabalho desenvolvido em quase 30 anos no mercado de consultoria, a Safras & Cifras tem oferecido oportunidades para novos talentos. Nesta semana, os consultores e sócios da empresa, José Ney Vinhas e Sandro Al Alam Elias vão palestrar nas Universidades Federal de Pelotas (UFPel) e Católica de Pelotas (UCPel). O objetivo da visita é justamente o de instigar nos futuros profissionais a visão de que o mercado de trabalho pode ser muito mais amplo do que as academias apresentam.
De acordo com Sandro, que iniciou na Safras & Cifras como estagiário há 15 anos, nem sempre as universidades preparam os alunos para o trabalho de consultoria. Na visão dele, as pessoas saem do ambiente acadêmico buscando, geralmente, as mesmas coisas: ser simplesmente um funcionário, fazer um concurso público ou mesmo iniciar um negócio próprio. “Queremos mostrar que esses futuros profissionais podem ir além, sendo intraempreendedores, desenvolvendo-se dentro de uma estrutura já montada e consolidada, como a que dispomos atualmente”, afirma ele.
Somente no último trimestre cerca de 20 vagas foram abertas na Safras & Cifras, tanto para estágio como para oportunidades de carreira. As áreas são variadas: direito, administração, psicologia e ciências contábeis.
Serviço
As palestras vão ocorrer em três dias. Na próxima terça-feira (21), às 8h30 e às 19h30, os consultores vão conversar com os alunos de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na parte da manhã, a palestra é destinada ao sexto ano, já na parte da noite, os consultores conversam com os acadêmicos do quinto ano. Os encontros vão ser realizadas na sala onde ministra aula o professor Jairo Halpern.
Já a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vai receber a Safras & Cifras em dois dias. Na quarta-feira (22), às 18h30, no auditório de informática, sala 425C, e na sexta-feira (24), às 11h, no auditório Dom Antônio Zattera. Estão convidados os alunos dos cursos de Direito, Psicologia, Administração e Ciências Contábeis.