Operação Grão em Grão da Receita Federal foca nos produtores rurais mineiros

Nesta segunda feira, 21 de junho, em Minas Gerais, a Receita Federal colocará em prática a Operação Grão em Grão, focada na identificação de produtores rurais mineiros que não tenham declarado corretamente as receitas da atividade rural na Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda (DIRPF).

A operação surgiu da análise das notas fiscais eletrônicas emitidas por pessoas jurídicas que compram a produção dos produtores, que foram cruzadas com dados contidos nos sistemas informatizados da Receita. Agora, o órgão federal passará a intimar quem não declarou a totalidade dos rendimentos oriundos da atividade rural, para que regularize a situação.

Conforme estimativa da Receita, mais de 80 mil produtores rurais, com domicílio tributário em Minas Gerais, serão intimados e os indícios apontam para cerca de R$ 7 bilhões em receitas de atividade rural sob análise. A realização da regularização fiscal de forma espontânea pelos produtores rurais implicará na redução dos valores de juros e multas, evitando desembolsos maiores e procedimentos fiscais mais burocráticos.

No entanto, a Safras & Cifras ressalta a necessidade de atenção e cuidado no momento de realizar a regularização, uma vez que qualquer atitude ou informação equivocada podem gerar problemas maiores para os contribuintes. “Reforçamos que o Planejamento Tributário prévio e a correta declaração da movimentação da atividade rural são fatores fundamentais para sustentabilidade e rentabilidade das empresas rurais”.

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá👋
Como podemos ajudar?