A segunda edição do curso Sucessores do Agro – A Semente da Continuidade, realizada de 22 a 24 de agosto, consolidou o sucesso do primeiro evento realizado em maio. Desta vez, 47 sucessores de empresas rurais familiares dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e São Paulo estiveram reunidos na sede da Safras & Cifras, em Pelotas/RS, debatendo questões ligadas à sucessão e ao futuro do agronegócio brasileiro.
O curso buscou desenvolver e capacitar os sucessores, apresentando práticas essenciais à longevidade da empresa rural familiar, como a visão de longo prazo, a gestão prudente de riscos, a prioridade ao crescimento sustentável e a valorização da família, do patrimônio e do negócio, como pilares da governança familiar.
No primeiro dia, a aula inaugural “Desafios e Soluções para a Gestão e Sucessão de Propriedades Rurais” foi ministrada pelo diretor fundador da Safras & Cifras, Cilotér Borges Iribarrem. Durante sua explanação, Cilotér abordou sobre a sustentabilidade da propriedade e do negócio familiar, bem como das mudanças ocorridas de geração para geração. Ele destacou ainda, a importância de as famílias buscarem sempre acompanhar a dinâmica do tempo e realizar transformações necessárias para manter o negócio lucrativo e sustentável. Em seguida foi realizado um happy hour no Now!Café, localizado no empreendimento Parque Una.
Nos dois dias seguintes, a parte técnica do curso contou com aulas teóricas e atividades práticas de estudos de casos, coordenadas pelos consultores da empresa que abordaram diversos aspectos do planejamento sucessório e tributário, governança e controles gerenciais para empresas rurais familiares. O evento foi encerrado com um jantar na churrascaria Lobão.