Uma decolagem de sucesso no Agronegócio

Trabalhar com foco em bons resultados é o objetivo de todos os clientes Safras & Cifras que estão de Norte a Sul, no Paraguai e também na Bolívia, dedicando-se a garantir uma produção de qualidade e boas oportunidades em todas as regiões. 

Considerado um importante indicador de produção agrícola, a Safra Brasileira de Grãos, monitorada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB apresenta resultados positivos para o agronegócio. 

Depois de alcançar um crescimento recorde no ano de 2020, o Produto Interno Bruto – PIB do Agronegócio brasileiro teve alta de 5,35% no primeiro trimestre de 2021. Considerando-se os desempenhos até o momento e também os dados da economia brasileira como um todo, o Centro de Estudos Avançados da Economia Aplicada – Cepea estima que a participação do setor no PIB pode ultrapassar os 30% até o final deste ano. 

Considerado um dos produtos agrícolas mais cultivados no país e no mundo e colocando o Brasil no ranking dos principais produtores, a produção de soja é destaque na Região Sul. Sua versatilidade na alimentação humana, animal e na produção de biocombustíveis, a torna única, o que constitui o segredo de todo esse sucesso. 

A Decolagem

Natural da cidade de Canguçu-RS, formado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas e com mais de 50 anos de experiência no Agronegócio, Carlos Alberto Iribarrem é referência quando o assunto é a produção de grãos no Rio Grande do Sul. 

A história de Carlos Alberto teve início em 1970 quando ingressou no meio rural atuando na produção de arroz na safra 1971/1972. Ainda jovem e trabalhando juntamente com outros membros da família, a partir da boa colheita, viu futuro na soja e resolveu arriscar em outras áreas. 

“Busquei recursos para compreender o que era necessário para aumentar a produção, planejando muito para que o sonho se tornasse realidade”, conta Carlos Alberto, que afirma a importância de ter o apoio de amigos na construção dessa caminhada. 

Com emoção, Carlos Alberto fala sobre a decolagem na atividade e destaca o incentivo de Antônia de Oliveira Sampaio, a dona Antoninha. “Todos nós precisamos na vida de alguém que dê a mão e acredite em nossos sonhos, foi assim com a dona Antoninha. Ela que foi a minha grande guardiã, sempre me incentivando a buscar novas possibilidades dentro do Agronegócio”, conta. 

Desenvolvimento Sustentável

Levando em consideração todos os impactos ambientais causados por demandas cada vez maiores por terras cultiváveis no Rio Grande do Sul e no Brasil, Carlos Alberto começou a perceber a necessidade de criar mecanismos que envolvam uma cultura de sustentabilidade na sua produção. 

“O reaproveitamento do solo, tratamento e cuidado com ele é fundamental para a qualidade da produção. Pensar em alternativas e técnicas que evitem a poluição do ar, do solo e da água é a melhor estratégia para bons produtos”, conta. 

Além de boas práticas agrícolas, de forma a atender os altos níveis de produção sem causar mais devastação ambiental e desequilíbrio ecológico nas áreas plantadas, Carlos Alberto é um admirador da tecnologia. 

A tecnologia como instrumento de transformação

“A inovação veio pra ficar! Investir em tecnologia é fundamental para o crescimento do negócio rural. É preciso estar atento ao que tem de melhor e mais inovador no mercado”, afirma Carlos Alberto, quando o assunto é o futuro do negócio. 

Planejar o futuro da empresa é fundamental para garantir que a história da família seja preservada. “Quando planejamos com antecedência, organizamos os processos e temos consciência de onde queremos chegar, não é necessário grandes esforços!”, relata.  

Com mais de 50 anos de experiência e envolvimento no Agronegócio, Carlos Alberto fala com orgulho da sua relação com o setor. “Trabalhar com essa atividade, produzindo alimento é muito gratificante. Tenho orgulho de ser produtor rural”. 

Produção na Metade Sul do Rio Grande do Sul 

O movimento de expansão agrícola vem crescendo exponencialmente na Metade Sul do Estado. Para Carlos Alberto os gaúchos são privilegiados pela localização. “Estar perto do Porto de Rio Grande é uma grande facilidade para grande parte dos produtores da região Sul”, relata. 

As condições favoráveis para qualidade e exportação dos produtos garantiram ao produtor um recorde na plantação de arroz e soja na colheita 2020/2021. “Foi uma colheita muito produtiva, mesmo com alguns problemas envolvendo solo e clima, mantivemos a qualidade e o padrão da nossa colheita”, afirma. 

O futuro 

Acreditando que o trabalho em equipe é a base para o crescimento e o fortalecimento do negócio, Carlos Alberto afirma que além do solo e do clima, a paciência e a humildade também são base para o sucesso de qualquer empresa. 

“O trabalho em equipe é a base para o crescimento e fortalecimento do negócio, é preciso ser humilde e ouvir também o que os funcionários têm a dizer. Eles estão na linha de frente. Compreender o que se passa com cada um e estar disposto a mudar os caminhos caso algo não esteja de acordo com o esperado é necessário para que tudo caminhe bem”, conta. 

Mesmo com a correria da vida e as diversas atribuições do dia a dia, Carlos Alberto tem um olhar sensível e admirador para com a sua equipe. “Um elogio sempre cai bem. Uma equipe motivada e satisfeita com o trabalho proporciona não só bons resultados, mas garante a qualidade no dia a dia de todos nós que estamos envolvidos no trabalho”. 

Com entusiasmo, Carlos Alberto fala com orgulho do futuro do negócio: “Eu vivo do Agronegócio! Sou muito satisfeito por trabalhar em uma área que, mesmo com todos os problemas que o Brasil vem enfrentando, segue crescendo e gerando boas oportunidades para todos nós”, afirma. 

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá👋
Como podemos ajudar?