Convivência? Era só o que nos faltava!

Os conflitos nos acompanham em qualquer relação humana, mas é na convivência diária que eles se intensificam.

Com a recomendação das autoridades de passarmos mais tempo em casa, temos a necessidade de readaptar a rotina, as tarefas, o humor… E quando há mais pessoas convivendo sob o mesmo teto, é preciso paciência e jogo de cintura.

As famílias do campo sempre tiveram o costume de conviver, mas talvez nunca tenham sido obrigadas (ou quase obrigadas) a conviver, menos ainda com toda a pressão do Coronavírus. Há muitos produtores que já têm idade avançada, e que não querem correr o risco do contágio; há outros, mais jovens, que tiveram de mudar totalmente a rotina com a gestão, com os funcionários, com os vendedores, com os consultores. E todos têm consciência de que vivemos tempos desafiadores para o Brasil e o Mundo.

E, como se não bastassem todas as questões externas, outro inimigo é tão perigoso quanto o COVID-19: o conflito não resolvido, e que agora, com o convívio, se reapresenta. Exemplos? São muitos: as brigas do casal, as disputas entre os irmãos, as incompreensões entre as diferentes gerações, o inventário que não se resolve de jeito nenhum (e que, com a suspensão dos prazos do Judiciário, não se resolverá tão cedo), as desconfianças geradas no negócio por conta de uma administração pouco transparente… A lista é grande, e aumenta conforme o crescimento do período em que convivemos.

Nesses, e em muitos outros casos, a Mediação tem sido uma ferramenta eficiente. Você bem sabe que um problema dessa magnitude pode causar algo muito sério se não for solucionado rapidamente. A falta de diálogo e compreensão das adversidades pode levar à perda da lavoura, das relações e da paz. Porém, assim como uma praga na lavoura, se for tratado no tempo certo e da maneira adequada, não provoca dano, permitindo que a boa semente plantada produza frutos abundantes.

Talvez seja este o momento mais adequado para resolver aquele impasse deixado para depois. Podemos tirar boas lições dessa quarentena, fazendo dela a oportunidade que nos faltava. Vencer o Coronavírus não depende somente de nós. Vencer o conflito e sair fortalecidos dele, sim, depende somente de nós.

Estamos à disposição para conversar com você sobre Mediação no Agro.

Em tempos de Coronavírus, é importante se manter atualizado quanto aos assuntos que podem promover vida longa ao seu negócio. Confira nossos conteúdos especiais!

Henrique Alam Souza e Silva
Consultor e Mediador da Safras & Cifras.

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá👋
Como podemos ajudar?