Planejamento contábil é aliado do setor rural em período de crise

Produtores devem estar atentos à contabilidade para economizar e planejar o futuro
Em meio a um cenário de dificuldades financeiras e de aperto nos orçamentos públicos, o aumento em alíquotas de tributos está atingindo produtores rurais. Impostos como o sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação (ITCD) e o de ganho de capital, que integram muitos ajustes fiscais propostos por governos estaduais e federal, poderão onerar as famílias do campo a partir de 2016.
A dois meses do fim do ano, o produtor deve estar atento à contabilidade do setor para que eventuais transições sejam realizadas antes do aumento das alíquotas. É o que afirma Lizandra Blaas, consultora de gestão contábil e fiscal da Safras & Cifras. Segundo ela, essa antecipação pode ser decisiva para que o futuro da empresa seja definido sem que se comprometa o patrimônio e a harmonia familiar.
“Momentos como esse, onde há mudanças na legislação e da tributação, demonstram como é importante haver um gerenciamento contábil por profissional devidamente habilitado”, afirma. Para Lizandra, a palavra de ordem é planejamento. “Além de resultar em um maior controle contábil de gestão de negócios, isso ajuda a fugir dos efeitos da crise no campo”, conclui.
Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá👋
Como podemos ajudar?