Spoiler da Safra 2020/2021 para o Centro-Oeste

Que o Agro puxou a economia brasileira durante a pandemia já sabemos de longa data, assim como que a pandemia modificou diversos modelos de negócio, trazendo reflexões sobre os hábitos de consumo da população.

Porém essa pujança do Agro não pode ser vista como algo interminável. A história nos conta os altos e baixos do setor, assim como as incertezas que estes momentos já trouxeram e o quanto assolaram diversas famílias produtoras Brasil afora.

Pensando em trazer menor incerteza e maior transparência aos negócios do Agro é que a equipe de Gestão Econômica e Financeira da Safras e Cifras está focada.

Observamos durante o ano de 2020 uma disparada de preços de algumas commodities produzidas pelo nosso Agro, porém essa disparada de preços pagos ao produtor não foi aproveitada por todos, pois os momentos de incertezas que a história nos contou fez com que muitos pensem seus negócios de maneira antecipada para evitar possíveis prejuízos.

Analisando os históricos de médias de Custo Desembolsado dos nossos clientes de soja e milho para o Centro-Oeste Brasileiro, preliminarmente, percebemos que a dinâmica de elevação de preços de insumos foi percebida na safra passada (2020/2021), mesmo com boa parte dos negócios acontecendo de forma antecipada.

Vejamos, de maneira geral, quando comparamos com o desembolso da safra 2019/2020 em R$/ha, observamos que para a soja o incremento de desembolso para os fertilizantes foi de quase 21%, já para o milho safrinha 2021 este incremento de desembolso saltou a quase 57%. Essa diferença, em partes se dá pelos momentos de negociação de cada cultura e em partes pela expectativa na cultura do milho antes das faltas de chuvas que prejudicaram algumas lavouras.

Mas isso é bom ou ruim?

A resposta correta é: Depende.

Depende de quanto minha atividade está saudável financeiramente, pois estes valores mais elevados transformados em soja podem por exemplo ter uma relação de troca, grãos por insumos, menor do que na safra anterior, isso pois a comercialização pode ter tido uma valorização.

O que queremos dizer com isso é que olhar para o seu negócio com indicadores faz com que essas e outras dúvidas sejam sanadas e alimentem perspicácia do empreendedor do Agro Brasileiro.

Como estão seus indicadores para as suas tomadas de decisão do seu negócio?

O Agro está mudando de patamar em termos de faturamento e desembolso e isso faz com que o olhar sobre a gestão seja muito maior, seja gestão financeira ou tributária.

Conte com nosso time de Gestão Econômica e Financeira para lhe auxiliar na construção de ferramentas para suas decisões.

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá👋
Como podemos ajudar?