Pensar na continuidade de um negócio familiar vai muito além de garantir a presença dos filhos na empresa. É preciso que os herdeiros e futuros sucessores tenham domínio da atividade, contribuindo e agregando conhecimento em momentos decisivos, deixando assim os pais seguros quanto ao futuro do negócio.
Na Agropecuária Guzzela, localizada no Estado do Mato Grosso do Sul, é possível observar claramente essa contribuição da segunda geração da família. Visando o crescimento e o sucesso da empresa, Enrico e Adrielle se integraram ao negócio e, há mais de seis anos, atuam em conjunto com os pais Adroaldo e Jaice Guzzela na administração da empresa.
Através de ferramentas de gestão, os filhos buscaram introduzir na empresa familiar técnicas que buscam preservar o patrimônio e conferir segurança ao negócio. A constituição de uma holding patrimonial pela família, com a contribuição da empresa de consultoria Safras & Cifras, permitiu estabelecer uma nova estrutura societária na empresa familiar.
A partir da estruturação das relações entre família, negócio e patrimônio, é possível estabelecer um novo modelo de gestão com redução de custos na atividade rural, entre eles, o tributário. Além disso, a formalização das relações societárias entre os familiares numa holding, juntamente com a criação de estruturas e regras de governança, permite à família atingir o objetivo de profissionalização e continuidade da empresa familiar.
Durante este processo, foi identificada pela Família Guzzela a importância de obter um maior controle do negócio. Nesta semana, Adrielle e Jaice participaram de um treinamento, na sede da Safras & Cifras, em Pelotas/RS, envolvendo as áreas contábil, fiscal, tributária e gerencial.
De acordo com Adrielle, à medida que a empresa foi crescendo, a família foi identificando a necessidade de executar novas práticas para que os avanços fossem mantidos e ampliados. “Nosso negócio, que já tem mais de 30 anos, foi crescendo e vimos que já não dava mais para continuarmos trabalhando da mesma forma. Quanto maior domínio tivermos dos processos, maiores serão as chances de alcançarmos grandes objetivos”, avalia ela.