O tema sucessão familiar rural será debatido, na próxima terça-feira (12), na TecnoShow Comigo, realizada em Rio Verde/GO. A feira traz pelo quarto ano consecutivo a empresa Safras & Cifras, especialista no assunto, para tratar sobre o tema. Neste ano, o foco da palestra, realizada às 11h no auditório 2, será a mulher e sua importância no processo sucessório.
De acordo com o diretor da Safras & Cifras, José Ney Vinhas, a mulher pode ser considerada o ponto de equilíbrio da família e, no processo de sucessão de uma empresa familiar, ela se mostra como uma articuladora política entre pais e filhos. “É preciso identificar o papel da mulher na empresa familiar. Ela pode ser decisiva na formação do sucessor e, posteriormente, na inserção dele nos negócios da família”, avalia ele.
O tema tem sido cada vez mais discutido em feiras e eventos ligados ao agronegócio e isso se deve, na opinião do diretor, a necessidade de fazer os filhos, sucessores ou não, enxergarem a empresa da família como um negócio e não como uma herança que eles podem se desfazer com o tempo. “A família precisa, inicialmente, identificar quem vai ser o gestor da empresa. Depois, precisam estabelecer regras, como a remuneração de quem vai atuar diretamente no negócio e de quem vai ser somente sócio. Dessa forma, o processo fica transparente e garante a continuidade da empresa”, destaca.
A Tecnoshow é uma das cinco feiras mais importantes do país no segmento rural, sendo a principal do centro-oeste brasileiro. Além de tecnologia em maquinário e genética para produção de grãos e insumos, o evento oferece aos produtores rurais informações para que essas tecnologias sejam aplicadas de forma eficiente. “Não adianta só oferecer tecnologia se a família rural não souber administrar o negócio visando à continuidade. É preciso que as gerações vindouras saibam o que fazer com todo investimento feito pelos pais, por exemplo”, conclui José Ney.