O agronegócio estará voltado para a região norte do Rio Grande do Sul durante essa semana, quando acontece a 17ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Sendo o único setor que não foi, de fato, tão abalado pela crise instalada no país, o meio agrícola busca, através de novas tecnologias, negócios e boas práticas de gestão e governança, manter o crescimento obtido nas últimas safras.
Com o lema “Negócios que inspiram o amanhã”, a tradicional feira, realizada de hoje (7) até a próxima sexta-feira (11), espera mais de 200 mil visitantes e conta com cerca de 530 expositores brasileiros e estrangeiros. Durante os cinco dias de evento, estão previstos workshops, palestras, encontros e fóruns voltados a diferentes culturas e públicos do agronegócio, como mulheres e jovens sucessores.
Na quarta-feira (9), o 2º Encontro de Empresárias Rurais Cotrijal/Bayer vai reunir cerca de 300 mulheres produtoras rurais para uma palestra com o consultor e sócio da empresa Safras & Cifras, Murilo Damé Paschoal. Abordando o tema “Famílias Felizes x Negócios Saudáveis”, o palestrante busca apresentar a importância do papel da mulher no processo de sucessão em uma empresa familiar. “Além de assumir posições estratégicas cada vez mais importantes na direção das empresas, a mulher é o ponto de equilíbrio e um elo afetivo entre as diferentes gerações de uma empresa familiar”, analisa o consultor.
No encontro, Murilo vai destacar os problemas recorrentes em uma sociedade familiar e apresentar ferramentas para minimizar atritos e alinhar objetivos e comportamentos dos membros da família. Para ele, que é engenheiro agrônomo e especialista em Gestão de Operações Societárias e Estruturação Tributária, os relacionamentos influenciam diretamente a união e a longevidade da sociedade empresarial familiar. “Em uma análise de longo prazo, podemos afirmar que os relacionamentos e compromissos firmados entre os familiares são tão importantes para o crescimento e perenidade da empresa quanto os resultados técnicos ou econômicos do negócio”, complementa Murilo.
Além das mulheres, os jovens também receberão atenção especial durante a feira, já que no contexto de um negócio familiar eles representam a renovação e a continuidade da empresa. O Fórum Internacional Jovem Cooperativista, que acontece na sexta-feira (11), vai receber o consultor da Safras & Cifras, Bernardo de Lima Kiefer, para a palestra “Gestão e Sucessão nas Empresas Rurais: Desafios para os futuros profissionais do agronegócio”.
Aspectos como governança, gestão financeira e tributária serão expostos por Bernardo, que é administrador, assessor e consultor nas áreas de Sucessão Familiar, Estruturação Tributária e Governança da Safras & Cifras. De acordo com ele, o jovem, principalmente o sucessor, deve se preparar para integrar a empresa, agregando valor e tendo uma visão macro do negócio. “O jovem tem a função de trazer energia, motivação, empreendedorismo e novas tecnologias para a empresa familiar, contribuindo para o crescimento do negócio”, ressalta Bernardo. Para o Fórum são esperados cerca de 300 participantes, com idade entre 14 e 30 anos.
Na ocasião, o sócio-fundador da Safras & Cifras, Cilotér Borges Iribarrem estará na feira acompanhando as palestras e as inovações do setor agropecuário.