A Federação dos Cafeicultores do Cerrado realizou, na quinta-feira (5), a cerimônia de premiação do III Prêmio Região do Cerrado Mineiro, no Center Convention, em Uberlândia/MG. A iniciativa premia os melhores cafeicultores do Cerrado Mineiro.
Os clientes da Safras & Cifras, Fazenda Nova Casa Branca, localizada no município de Ibiá/MG, recebeu o prêmio de primeiro lugar da Reserva Especial na Categoria Café Natural. Já a Fazenda Lavrinha, do município de Serra do Salitre/MG, recebeu o prêmio de primeiro lugar da Reserva Especial na Categoria Café Cereja Descascado.
A avaliação do café é feita em duas fases: Na primeira, os lotes são avaliados de acordo com os critérios da SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais). Na segunda fase, as produções são avaliadas em três critérios: ética (práticas sustentáveis no plantio, colheita e dia a dia da fazenda), rastreabilidade (atender os critérios que singularizam a produção da região) e alta qualidade (cafés diferenciados, produzidos com origem preservada em um terroir singular que caracteriza a Região do Cerrado Mineiro).