Safras & Cifras na Bolívia: entrega do Protocolo Familiar e o ingresso no mercado boliviano

Trabalhando não só por um Brasil que produz, e sim por todo um agro que produz. Foi assim que a Safras & Cifras transcendeu as fronteiras e chegou até a Bolívia, no que representou um verdadeiro marco para seus mais de 30 anos de história. Em ida à cidade de Santa Cruz de la Sierra no mês de abril, os consultores Safras & Cifras deram um passo importante na relação com a família Cabral, brasileiros residentes na Bolívia e clientes há pouco mais de um ano. Por lá, a equipe realizou a entrega do Protocolo Familiar e concretizou, assim, uma importante etapa da primeira consultoria em solo boliviano.

Na presença dos consultores Henrique Souza e Silva, Marcelo Hofmeister e Vivian Einhardt da Silva, a visita tomou forma com uma série de atividades. Entre as principais, foram realizadas definições gerenciais e participação na reunião do conselho dos sócios, antes do momento ápice: a entrega do Protocolo Familiar.

O documento em questão representa um conjunto de regras e acordos que norteiam a relação da família com o negócio. Construído em conjunto, o processo traz ganhos como desenvolvimento do diálogo, sentimento de pertencimento e organização, além de efetivar um processo contínuo de consultoria. “A entrega deste documento para a Safras & Cifras representa a expansão das fronteiras e que está comprometida em trabalhar por todo um agro que produz”, salienta Vivian Einhardt da Silva.

Patriarca da família, Sr. José Eduardo, assinando o termo do Protocolo Familiar

O sócio e consultor Henrique Souza e Silva destaca o impacto que o Protocolo Familiar tem sobre as relações do negócio. “Pela primeira vez eles tiveram regras escritas da família e se viram como uma família empresária, e não mais como uma empresa familiar. Foi uma das maiores modificações no discurso e na vivência deles”, completa.

Tendo iniciado apenas com atendimentos pontuais, a relação entre Safras & Cifras e família Cabral evoluiu na base da transparência e da confiança. Para que hoje o grupo inteiro sinta o orgulho de promover um serviço contínuo de Governança e Gestão Econômica e Financeira em mais um país sul-americano.

  • Saiba mais sobre Governança
  • Leia mais sobre Gestão Econômica e Financeira aqui

“Entramos com o objetivo de simplificar alguns relatórios e de traduzir essas informações para sócios e gestores. E agora vamos além”, comenta o consultor Marcelo Hofmeister. A nova realidade traz consigo uma rotina de visitas periódicas à propriedade, a cada dois ou três meses, e reuniões online de alinhamento com os familiares.

O ingresso da Safras & Cifras no mercado boliviano

A relação de negócios consolidada com a família Cabral resulta também em um marco importante para a Safras & Cifras: o ingresso no mercado boliviano. “Ter a família Cabral e a Terra Azul como primeiro cliente é uma satisfação para nós”, pontua Hofmeister. As consequências já são perceptíveis. A Safras & Cifras conta no momento com quatro novas prospecções em andamento por lá. Um dos casos, inclusive, se trata de uma família inteiramente boliviana.

Com um agronegócio forte e um solo bastante nutritivo ao plantio, o país latino-americano tem como sua principal cultura os grãos, como soja, milho e trigo. Mesmo com tamanho potencial, há uma peculiaridade na legislação do país que limita em 5 mil hectares por pessoa o tamanho máximo de terreno que um produtor pode possuir em seu nome.

“Olhando a realidade da soja e de outras culturas que precisam de uma área muito grande, essa acaba sendo uma quantidade pequena. O que a gente percebe, então, é a necessidade e a oportunidade de a Safras & Cifras ampliar o mercado, com a organização patrimonial para as famílias bolivianas”, comenta o consultor e sócio Henrique Souza e Silva.

A família Cabral

A história da família Cabral e a origem de seus negócios na Bolívia é apaixonante, assim como um tanto quanto peculiar. A família, composta pelo casal José Eduardo e Maria Ângela e pelos filhos Flávia, Annibal e Karina, é brasileira e se mudou para Santa Cruz de la Sierra para iniciar seu negócio no início da década de 1990. Tudo devido aos planos da filha caçula, Karina, que enquanto ainda estava na faculdade, estudando em Minas Gerais, decidiu apostar na oportunidade de negócio e comprou terras na região. Atualmente, os três filhos atuam juntos na gestão do negócio, enquanto seus pais compõem o conselho de sócios.

Membros da Família Cabral posam para foto após assinatura do Protocolo Familiar

A produção principal tem como foco a cultura dos grãos, muito forte no país. Contudo, o campo de atuação se expandiu consideravelmente ao longo dos anos, passando a atuar também com a pecuária. Mais especificamente, com a criação da raça de gado Tropicana, motivo de orgulho ao patriarca da família, Sr. José Eduardo, uma vez que foi o responsável pela fundação da raça no Brasil e, posteriormente, a introduziu na Bolívia. E os negócios não param por aí: já que ainda possuem uma importadora de insumos, uma fábrica de ração, além de outros empreendimentos em solo brasileiro e boliviano.

Com cidadania e registros fiscais firmados no país, a “Terra Azul”, como é conhecida a marca da família, hoje ostenta raízes sólidas na região. E conta com a participação ativa de uma terceira geração, formada pelos netos do casal, na atuação do negócio.

Sobre a Safras & Cifras

Criada em 1990, na cidade de Pelotas, no sul do estado do Rio Grande do Sul, a Safras & Cifras trabalha para famílias do agronegócio, trazendo soluções em Planejamento Sucessório , Governança , Planejamento Tributário e Gestão Econômica e Financeira . Acompanhe as redes sociais da Safras & Cifras – @safrasecifras – e fique por dentro das novidades. Ou entre em contato através do e-mail [email protected] ou não WhatsApp : (53) 99936-4052 .

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá👋
Como podemos ajudar?