Desde a década de 1970, quando a Família Basso começou a produzir sementes, a maior preocupação sempre foi manter a qualidade e a diversidade ao desenvolver grãos vigorosos e resistentes, capazes de render bem mesmo em condições não tão propicias. De lá para cá, muito se evoluiu e hoje a Sementes Com Vigor é reconhecida pela excelência de seus produtos, cultivados através do uso de tecnologia de ponta e muita dedicação.
A história, que começou com o patriarca da família, Mário José Basso, cofundador da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul), foi continuada pelo filho, Raul Basso, e hoje se perpetua nas novas gerações. “Há 40 anos, quando meu pai me passou a administração da fazenda, foi um desafio que eu e minha esposa, a Rosmere, abraçamos e hoje colhemos os frutos”, relembra Raul.
Na época, no início da década de 1980, o comum na região de Vacaria, no Nordeste do Rio Grande Sul, onde a empresa está localizada, era o cultivo de trigo e soja. Foi Raul que inseriu o milho e também o Plantio Direto na fazenda, pioneirismo considerado uma das marcas da Sementes Com Vigor. Atualmente, a propriedade aplica a Rotação de Culturas e a agricultura de precisão, com o cultivo de milho, soja e feijão no verão; e trigo, aveias branca e preta, cevada e coberturas verdes no inverno.
“Fomos crescendo dentro do negócio e começamos a entregar qualidade para os nossos clientes todos os anos. Mesmo naqueles ruins para produção, devido a secas ou outras dificuldades, a gente conseguiu manter a qualidade e o vigor das sementes”, afirma Raul Basso, atual presidente da empresa.
Para Pedro Basso, vice-presidente, a diversidade é a essência da empresa. “Nós trabalhamos para isso, oferecer boas sementes, tudo para produzir alimentos de muita qualidade”. Ele começou a atuar no negócio em 2013 e desde então vem trabalhando para expandir o setor comercial e de marketing da propriedade, além de investir bastante no processo de recepção, armazenagem e análises laboratoriais dos grãos, focado na preservação máxima do vigor.
“Isso nos dá mais segurança e certeza da qualidade das sementes, pois avaliamos essa desde o momento em que a gente colhe até o momento da expedição. Conseguimos fazer diversos testes e ter um Raio-x do que temos dentro de casa, o que vem reduzindo muito as perdas”, garante Pedro.
Amor pela terra
Para Rosmere Basso, todas as conquistas destes 40 anos são resultado de um trabalho cuidadoso e continuo, mas também da união de todos em prol de um mesmo objetivo: a prosperidade do negócio rural familiar. “São quatro filhos, um diferente do outro, cada um trabalha numa área, mas todos têm uma grande paixão pela terra e pelo que o pai passou e viveu. Não tem como desassociar essas coisas”.
Ela também destaca a importância do investimento realizado pela família na qualificação das práticas de gestão da propriedade. Isso inclui a parceria com a Safras & Cifras – através dos serviços de Planejamento Sucessório e Governança -, de quem a Sementes Com Vigor é cliente desde 2019. Era preciso que cada um entendesse seu papel dentro da empresa e a Safras & Cifras contribuiu para isso, resgatando as raízes, com muito cuidado e respeito a história familiar.
“Vocês nos fizeram lembrar coisas que já tinham se perdido, mas que foram importantes nesses 40 anos, incluindo os desafios que nos fizeram fortes. Começamos com nosso escritório na garagem, levando comida para a lavoura, cuidando dos filhos e trabalhando juntos, unidos. É por tudo isso que temos de valorizar quem somos hoje como família e empresa”, destaca Rosmere.
É preciso pensar na gestão
Quando o assunto é gestão, a Família Basso é categórica: é bom iniciar o processo de organização do negócio, antes que a estrutura familiar fique mais complexa e os desafios maiores. “Pra gente foi muito tranquilo. Todos já eram adultos, ainda não eram casados e foi bom de organizar. Poderíamos ter iniciado até mais cedo, mas com certeza, se tivéssemos deixado pra depois seria pior”, afirma Raul Basso.
Dos quatro filhos do casal, apenas Pedro, de 32 anos, atua na empresa rural. As demais irmãs desempenham outras atividades, fora do negócio. Há ainda dois netos, Augusto e Caetano, que são o futuro do Brasil que produz e da Sementes Com Vigor. “Elas são minhas parceiras, também se interessam pela empresa, mas eu que estou à frente, junto ao pai e a mãe. Mais pra frente talvez os meus filhos e sobrinhos queiram participar, mas não vamos forçar”.
Ele é pai do pequeno Caetano, que já brinca pelos campos da propriedade, encantado com tudo que vem da terra. “Meu pai aprendeu com meu avô, eu aprendi com o pai e quero ensinar meu filho. Quero mostrar pra ele como é gostoso, como é divertido trabalhar com plantas, como é honroso alimentar o mundo”.
Ao ser questionado sobre a importância de planejar a sucessão, Pedro, emocionado, reforça que é preciso pensar nisso quando o bebê ainda está na barriga da mãe. “É necessário deixar tudo registrado, documentado e organizado, porque isso vai facilitar muito a caminhada deles no futuro dentro do negócio”. Ele destaca ainda os benefícios gerais que essa reorganização da estrutura de gestão da Sementes Com Vigor trouxe.
“Já conseguimos ver os reflexos positivos do trabalho da Safras & Cifras. Um deles foi a melhoria da margem de lucro no negócio, graças a organização fiscal, com a distribuição mais adequada da empresa. Além disso, esclareceu uma série de questões com as quais agora já sabemos como lidar. Está sendo muito bom pra gente”.
Assista o vídeo da Sementes Com Vigor no YouTube: https://youtu.be/ayDltxwIQns
Sobre a Safras & Cifras
Criada em 1990, na cidade de Pelotas, no sul do estado do Rio Grande do Sul, a Safras & Cifras trabalha para famílias do agronegócio, trazendo soluções em Planejamento Sucessório, Governança, Planejamento Tributário e Gestão Econômica e Financeira. Acompanhe as redes sociais da Safras & Cifras – @safrasecifras – e fique por dentro das novidades.