ATUALIZADO EM 12/04/2021
Qual o prazo atual da Declaração do Imposto de Renda?
Em 12/04/2021 o prazo para a Declaração do Imposto de Renda 2021 foi prorrogado pela Receita Federal para o dia 31/05/2021.
Como fica a situação do projeto de lei que visa alterar o prazo para 31/07/2021?
O projeto de lei que busca prorrogar o prazo para a Declaração do Imposto de Renda 2021 ainda está em processo de aprovação. Caso seja aprovado pelo Congresso e sancionado pelo Presidente da República, o novo prazo para a Declaração do Imposto de Renda 2021 será em 31/07/2021.
O projeto que prorroga de 30 de abril para 31 de julho o prazo para a transmissão da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física referente ao exercício de 2021, foi aprovado com alterações pelo Senado nesta semana. Como houve alterações, a proposta volta para a Câmara dos Deputados antes de ser encaminhada para a validação do Planalto.
No entanto, mesmo com a prorrogação do prazo é preciso estar atento e organizar-se antecipadamente para evitar surpresas. Para Guilherme Ávila, Contador da equipe Safras & Cifras, o aumento do período não é justificativa para deixar a transmissão da Declaração para última hora. “É importante lembrar que há uma infinidade de documentos para encaminhar à Receita Federal. Se tudo for organizado com antecedência, conseguimos realizar a declaração com tranquilidade e eficiência”, afirma.
Suzel Rubin de Mello, Coordenadora Regional e Consultora da Safras & Cifras destaca que o planejamento antecipado pode auxiliar na previsão do valor do imposto a pagar. “A organização prévia permite ao produtor analisar qual será o impacto disso no fluxo de caixa da empresa e no resultado do negócio. É fundamental estar atento aos detalhes! Não espere para conhecer o impacto do imposto quando não houver mais solução”, afirma.
Até o momento, a Receita Federal anunciou que recebeu 11.236.017 declarações do IRPF. Em 2020 também houve prorrogação do prazo para entrega da Declaração. A mudança, contudo, foi feita por meio de uma instrução normativa da Receita Federal, que passou o prazo para o final do mês de junho. Neste ano, após aprovação do Planalto o prazo será adiado para o final do mês de julho.
Precisa de auxílio? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.