Documento referente ao exercício de 2019 deve ser emitido via internet
Já está disponível, desde a segunda-feira (02), o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR. O documento que é indispensável para proprietários de imóveis rurais, é requisito para operações de crédito, operações de cartório, e toda atividade que possa exigir alterações na propriedade.
Fornecido pelo INCRA, o certificado possui dados sobre o titular, área, localização, exploração e a classificação fundiária do imóvel rural; Informações que comprovam a regularidade do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural – SNCR.
A emissão do certificado é feita anualmente, e sua expedição é realizada através do site do SNCR, sendo assim, cada produtor deve realizar a emissão por imóvel individualmente, contudo, deve estar atento aos dados constantes nos mesmos e na data do processamento da última atualização. Imóveis com datas anteriores a agosto de 2015 devem, obrigatoriamente, proceder a atualização do certificado. Veja exemplo, e fique atento a data de processamento do documento
O documento que comprova a regularidade dos imóveis rurais, deve ser validado através do pagamento da GRU – gerada após a emissão do certificado. Atualmente, estão registrados no sistema do SNCR cerca de 6,5 milhões de imóveis rurais, totalizando mais de 590,5 milhões de hectares.
O prazo para pagamento do certificado, sem qualquer acréscimo no valor final, encerra na quarta-feira, 02 de outubro de 2019. Não perca o prazo!
E você, já emitiu o seu CCIR? Ficou com alguma dúvida? Identificou alguma informação errada ou desatualizada? Entre em contato conosco.