Manter uma propriedade rural em dia nem sempre é tarefa fácil. Mais do que garantir uma boa safra, o que envolve questões que muitas vezes fogem do controle do produtor, é preciso ter uma gestão organizada e afinada. Para isso, não tem jeito, é fundamental um fluxo de caixa e o controle fiscal do negócio muito bem alinhados, tudo para diminuir custos e assegurar uma boa lucratividade. Nesse cenário cada vez mais competitivo, a profissionalização da gestão é, justamente, um dos grandes desafios do produtor rural.
Até pouco tempo atrás, muitos confiavam na experiência adquirida com a prática para tocar seus negócios. Mas hoje, com o mundo totalmente conectado e o amplo acesso tecnológico, é necessário um maior acompanhamento das receitas e despesas da propriedade, para que essa seja rentável e o produtor tenha mais segurança na tomada de decisões. Quem foge disso, corre o risco de ver boa parte do lucro do negócio ser absorvido por tributos ou gastos desnecessários, gerados pela falta de planejamento.
Nesse caso, a velha máxima que diz: “se não houver controle, não haverá registros. Sem registros não teremos indicadores e sem indicadores não fizemos gestão!” faz todo o sentido. A Safras & Cifras pode citar vários exemplos em que uma gestão eficiente gerou redução de custos. Essa organização passa, por exemplo, pela implantação de um fluxo de caixa, considerado uma das principais ferramentas de gestão no agronegócio. É através do monitoramento constante e efetivo do fluxo de caixa que o gestor saberá se vai ser preciso captar recursos no mercado financeiro.
“Não é raro encontrarmos produtores que acabam acessando recursos desnecessariamente, o que impacta diretamente nos custos pagos com juros, por exemplo. Outro exemplo simples está na decisão de comprar à vista ou a prazo. Se sabemos o valor que temos em caixa, é possível avaliar o quanto economizaríamos com o pagamento à vista. Sem falar, é claro, do poder de barganha que temos quando vamos negociar com o dinheiro na mão.” Alessandro Acosta, sócio e consultor da Safras & Cifras
A profissionalização da gestão tributária
Outro meio de garantir melhores resultados é o investimento em um Planejamento Tributário bem estruturado. Além de gerar economia com a redução de custos, a gestão tributária traz mais segurança ao produtor, que pode se organizar melhor dentro do ano-calendário (janeiro a dezembro) e evitar a tomada de decisões sob pressão.
“Aquele produtor que tem um planejamento estruturado, ou seja, acompanha com determinada frequência a relação de receitas x despesas, assim como a previsão de investimentos e o controle de estoques, certamente terá tempo para poder tomar as melhores decisões, obtendo assim segurança e economia tributária”. Alessandro Acosta, sócio e consultor da Safras & Cifras
A dica, nesse caso, é manter os documentos e informações do negócio sempre organizados, afinal, a Declaração do Imposto de Renda, por exemplo, não se constrói de um dia para o outro. É um trabalho constante de manutenção de informações e precisa ser pensada de janeiro a dezembro, para que no período da Declaração o produtor precise reunir somente aquelas informações que dependam de terceiros. Assim, ele reduz a possibilidade de ser surpreendido na última hora, afinal já fez o que deveria desde o início.
Lembre-se: você deveria ter iniciado a construção do IRPF 2023 em janeiro desse ano (2022), pois o que vai ser declarado em abril de 2022 foi construído ao longo de 2021.
É possível reduzir impostos em uma propriedade rural?
Hoje, a maioria das propriedades rurais deve estar estruturada como as demais empresas urbanas e, por isso, também precisa ficar atenta as questões tributárias. Esse cuidado não só é possível, como é um dever do gestor, afinal é ele que deve pensar na redução de impostos visando a baixa de custos, já que estes impactam diretamente no custo total de produção.
Assim, quando o assunto é a diminuição dos gastos da empresa rural, a análise não pode se restringir somente às despesas que interferem diretamente na produtividade, como sementes, defensivos, fertilizantes, etc. O Planejamento Tributário tem que fazer parte dessas discussões, já que pode possibilitar uma economia considerável, sem reflexo algum na produtividade.
“O Planejamento Tributário é um investimento que se paga, pois, além de conferir tranquilidade ao produtor, ainda contribuirá na redução de custos da propriedade. Eu, particularmente, admiro os produtores rurais por essa capacidade multifacetada. Uma hora estão resolvendo problemas mecânicos e, de repente, discutindo sobre estratégias tributárias. Realmente, é um profissional que precisa ser valorizado.” Alessandro Acosta, sócio e consultor da Safras & Cifras
Dica de Ouro
Sabe qual a melhor dica para quem tem uma empresa rural que está pensando em aprimorar sua organização na parte de gestão? Além de estudar sobre o assunto e conversar com seus amigos e parceiros de negócio, quando possível, procure empresas de referência nesse segmento para tirar suas dúvidas, caso da Safras & Cifras.
Existem propriedades localizadas lado a lado, em que uma é extremamente eficiente e a outra não. Ambas estão submetidas ao mesmo clima, ao mesmo governo, enfim, as mesmas condições, mas o que as diferencia é a forma como elas são geridas. Portanto, peça ajuda. Você vai perceber que, com apoio de especialistas no assunto, o quebra-cabeças que lhe assusta vai se encaixar e você vai conseguir organizar a gestão da sua propriedade de uma forma tranquila e eficiente.
Outra dica importante é quanto a inserção dos sucessores nesse processo de gestão. Como o negócio rural está cada vez mais multidisciplinar, há espaços para a inserção de diferentes perfis. No passado, os filhos que desejavam serem os sucessores dos pais na gestão das propriedades acabavam optando por estudar cursos nas áreas das ciências agrarias, hoje é comum ver excelentes cases de sucesso de sucessores com formação em outras áreas, como administração, direito e contabilidade. Existe espaço para todos, basta ir em busca de conhecimento aplicável.
Sobre a Safras & Cifras
Criada em 1990, na cidade de Pelotas, no sul do estado do Rio Grande do Sul, a Safras & Cifras trabalha para famílias do agronegócio, trazendo soluções em Planejamento Sucessório, Governança, Planejamento Tributário e Gestão Econômica e Financeira.
Acompanhe as redes sociais da Safras & Cifras – @safrasecifras – e fique por dentro das novidades. Ou entre em contato através do e-mail [email protected] ou no WhatsApp: (53) 99936-4052.
*Com a colaboração de Alessandro Acosta, sócio e consultor da Safras & Cifras