Como a harmonia da família pode impactar na longevidade de uma empresa rural

Estar à frente da gestão de um empreendimento apresenta diversos desafios, mas quando se trata de gerenciar uma empresa familiar rural, há desafios extras, como conciliar as visões de todos os sócios, ter uma comunicação efetiva, conciliar o ambiente familiar do ambiente empresarial, e tomar decisões de qualidade que impactam positivamente o patrimônio do negócio. 

A Safras & Cifras está há mais de 30 anos trabalhando e caminhando lado a lado de produtores rurais e durante essa jornada foi possível perceber alguns desafios como: gestão centralizada/e ou unilateral, ausência de definição de responsabilidades e atividades entre os membros familiares, comunicação insuficiente para assuntos relacionados a gestão estratégica e operacional, trazendo riscos para o andamento das atividades e tomada de decisões, além de desalinhamento e falta de objetivos em comum entre os interesses da família, negócio e patrimônio. 

Ao observar a evolução e crescimento das empresas rurais familiares, a principal característica é que a maioria dos processos ocorrem na informalidade, tornando-se ao longo do tempo parte das rotinas e do dia a dia da família. As tomadas de decisões, direcionamentos e combinações são por sua vez, decididos no café da manhã, nos almoços de domingo, ou até mesmo durante o período de descanso.  

E como essas dificuldades podem impactar na longevidade da empresa rural? 

Através da experiência da Safras & Cifras, é possível acompanhar que este formato de gestão, torna-se insustentável a longo prazo, considerando a complexidade exigida para a condução dos negócios familiares, bem como a complexidade da família, que por sua vez, na maioria das vezes já possui dois ou mais membros atuantes na empresa, necessitando de cada vez mais alinhamento de trabalho e propósito diante o gerenciamento da propriedade. 

Com o passar dos anos tem se tornado indispensável e fator competitivo a profissionalização das empresas rurais familiares, para a continuidade do sonho inicial dos fundadores é de fundamental importância a definição de alguns processos, formato de tomada de decisões e monitoramento dos resultados, bem como a implementação de meios formais de comunicação entre os membros gestores e familiares.  

Neste sentido, acompanhe o depoimento do Grupo RDS Agro, contando sobre os principais desafios enfrentados na gestão, prejuízo nas relações familiares e com a continuidade do negócio.  

Como é possível minimizar essas dificuldades, garantindo a harmonia da família e o crescimento do negócio? 

A harmonia familiar desempenha um papel crucial na longevidade de uma empresa rural familiar, indo além das estratégias de gestão e práticas agrícolas. A estabilidade e alinhamento entre todos os membros e gerações, impacta positivamente na sustentabilidade e longevidade do negócio.  

As empresas rurais familiares bem-sucedidas não buscam apenas por lucratividade, mas também a preservação de valores e o legado que é transmitido de uma geração para outra. É desta forma que a Governança Familiar emerge como o tecido que tece esses elementos essenciais, proporcionando não apenas uma estrutura de gestão, mas uma base sólida para a continuidade dos negócios e a coesão familiar. 

A implementação das ferramentas e práticas de Governança Familiar é um processo pelo qual a família se organiza, criando estruturas formais de comunicações e meios de profissionalização tanto das relações, quanto dos processos, separando as relações de família, negócio e patrimônio. 

Esse processo contribui para a longevidade da empresa, com o objetivo de obter informações reais, de forma a apoiar e gerar qualidade na tomada de decisões, minimizando os conflitos de interesse e trabalhando para superação dos desafios.  

Neste processo é realizado um mapeamento da atual situação da família, levantando quais são os objetivos individuais e do grupo, onde desejam chegar com a empresa rural familiar, quais os propósitos de cada membro e para com a empresa, e as principais dores enfrentadas. Com isso, será possível desenhar um plano de ação para superar os desafios vivenciados por cada grupo familiar. 

A jornada em direção a uma governança familiar sólida pode ser desafiadora, mas os benefícios a longo prazo superam os obstáculos iniciais. Ao abraçar esses princípios, as famílias podem assegurar não apenas o crescimento contínuo de seus negócios, mas também a preservação dos valores e tradições que fundamentam suas histórias. Em última análise, a governança familiar bem-sucedida não apenas promove a prosperidade dos negócios, mas também fortalece os alicerces que sustentam o legado familiar ao longo do tempo. 

A Safras & Cifras é especialista em práticas e implementação do processo de Governança para empresa familiar rural, caso queira entender mais sobre este processo, acesse o e-book Governança no Agronegócio ou entre em contato com a Safras & Cifras.

Com a colaboração de Tais Leivas.

Sobre a Safras & Cifras

Criada em 1990, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a Safras & Cifras trabalha para famílias do agronegócio, trazendo soluções em Planejamento SucessórioGovernança, Planejamento Tributário e Gestão Econômica e FinanceiraMediaçãoGestão Fundiária e Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).

Acompanhe as redes sociais da Safras & Cifras – @safrasecifras – e fique por dentro das novidades. Ou entre em contato através do email [email protected] ou pelo WhatsApp (53) 99936-4052.

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá👋
Como podemos ajudar?