ESG ganhou relevância no agronegócio ao tratar de práticas empresariais focadas em vários aspectos. Saiba mais!
ESG é uma sigla em inglês para as palavras Environmental, Social e Governance, podendo ser traduzidas para Ambiental, Social e Governança. Termo que, recentemente, ganhou relevância nas organizações, ao tratar de um conjunto de práticas empresariais com foco na sustentabilidade e nos impactos ambientais e sociais das atividades exercidas.
Mas e por que o tema se tornou tão importante no agronegócio? O futuro do Planeta Terra passou a ser uma das grandes preocupações das pessoas e, naturalmente, das grandes instituições. Com isso, aumentaram as cobranças por parte de acionistas, investidores e consumidores no geral pela adoção de práticas que estejam ligadas a esta conscientização ambiental.
Contudo, grande parte destas práticas de sustentabilidade, apoio social e valorização do meio ambiente já vêm sendo adotadas no meio do agro. Então tal conscientização pode não soar como uma verdadeira novidade para toda esta cadeia, que é tão fundamental para a sustentação de uma sociedade e sabe disso.
Logo, ressaltamos a importância do produtor rural não só estar alinhadas com as diretrizes do ESG, mas mais do que isso, saber divulgar as suas ações internas que buscam de sustentabilidade, para que assim, possam garantir a sobrevivência dos negócios em um mercado cada vez mais exigente.
E então, o vem pela frente?
As ações ligadas ao ESG passarão, cada vez mais, a serem consideradas sinônimos de inovação, tecnologia e sustentabilidade no campo. E mais do que isso, uma sinalização de sobrevivência, não só para quem atua no agro, como também ao futuro da sociedade.
Pois assim, quanto mais cedo a propriedade rural se preparar para elaborar estratégias ligadas a esta nova realidade, maiores serão as chances de sucesso no futuro. Isso envolve, não apenas realizar tais ações como também – e principalmente – comunicar melhor as atribuições que já realiza e que causam impacto positivo para o meio-ambiente ou a comunidade em sua volta.
Como o produtor poderá se adaptar ao novo cenário?
Considerando que toda mudança gera uma necessidade de adaptação, para se adequar ao agronegócio do futuro, as empresas rurais deverão desempenhar estratégias para garantir:
• Transparência e boa reputação da empresa perante sua comunidade
• Valorização comercial da propriedade;
• Tornar o negócio mais atrativo para negociação com bancos, empresas, etc;
• Mapear e evitar potenciais riscos de autuação em uma vistoria;
• Uma melhor comunicação de suas iniciativas sociais e de sustentabilidade ao público externo.
Sobre a Safras & Cifras
Criada em 1990, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a Safras & Cifras trabalha para famílias do agronegócio, trazendo soluções em Planejamento Sucessório, Governança, Planejamento Tributário e Gestão Econômica e Financeira, Mediação, Gestão Fundiária e Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).
Acompanhe as redes sociais da Safras & Cifras – @safrasecifras – e fique por dentro das novidades. Ou entre em contato através do email [email protected] ou pelo WhatsApp (53) 99936-4052.