Você dedicou anos de trabalho árduo como produtor rural para construir seu patrimônio, e agora chegou o momento de garantir que suas conquistas se perpetuem dentro do agronegócio. Nesse sentido, a Safras & Cifras destaca o testamento como uma ferramenta importante para o Planejamento Sucessório, ainda que não seja a única disponível.
Confira as vantagens dessa estratégia para a continuidade do negócio, a proteção do patrimônio e a manutenção da harmonia familiar.
1. Preservação do patrimônio
Ao elaborar um testamento, você garante que seu patrimônio seja transferido de maneira eficiente e segura. Esse documento permite o direcionamento do patrimônio, desde que respeitados os limites legais da legítima.
Assim, de acordo com as caraterísticas e anseios pessoais dos herdeiros ou terceiros e as necessidades dos negócios familiares, é possível determinar antecipadamente quais bens e direitos caberão a cada donatário, garantindo maior assertividade no processo de sucessão.
2. Sucessão familiar e continuidade dos negócios
A sucessão nos negócios rurais familiares é um tema central e que requer planejamento. O testamento, se bem estruturado, facilita a transição dos negócios para os herdeiros ou sucessores.
Em muitas ocasiões, os grupos familiares não desejam antecipar o processo de sucessão propriamente dito, com transferência de bens e, nesse cenário, é que o testamento surge como grande estratégia, pois garante que a vontade do patriarca e da matriarca sejam atendidas, mesmo em eventual falta. Assim, aumentam-se as chances de continuidade do negócio e preservação da tradição familiar no agronegócio.
3. Minimização de conflitos e proteção dos interesses
O testamento mantém a posição de autoridade dos proprietários mesmo após a falta. Ao registrar suas intenções de forma clara e legal, são reduzidos os riscos de disputas entre os herdeiros e é garantido os interesses do negócio acima de eventuais interesses particulares.
Isto é, além de direcionar o patrimônio, o testamento pode trazer outras vontades não patrimoniais, como nomeação de tutor ou curador, definição de bem de família, entre outros.
O testamento é uma das formas de se buscar uma sucessão tranquila, essencial para a continuidade e a integridade dos negócios rurais familiares.
4. Benefícios fiscais no planejamento sucessório
O testamento é uma ferramenta que garante o direcionamento do patrimônio aos herdeiros e/ou a terceiros, no entanto, não realiza a transferência dos ativos enquanto os proprietários estiverem vivos.
Portanto, ainda que traga tranquilidade e segurança, evitando eventuais conflitos, em caso de falta dos testadores, os bens serão levados a inventário, sendo devidos os impostos e taxas habituais, apenas já estará definido o que caberá a cada herdeiro.
Ideal é aliar as demais estratégias de planejamento sucessório ao testamento, de modo que se minimize o impacto tributário.
Planeje o futuro do seu negócio no agro
A Safras & Cifras entende a complexidade do agronegócio e a importância de um Planejamento Sucessório sólido para proteger o patrimônio, garantir a continuidade do negócio e a harmonia familiar.
Os especialistas da S&C estão prontos para orientá-lo na elaboração de um testamento que resguarde sua história e prepare o caminho para um futuro próspero das próximas gerações.
Plante as bases do sucesso agora. Entre em contato com a Safras & Cifras e saiba se o testamento é a solução ideal para a continuidade do seu negócio familiar.
Sobre a Safras & Cifras
Criada em 1990, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a Safras & Cifras trabalha para famílias do agronegócio, trazendo soluções em Planejamento Sucessório, Governança, Planejamento Tributário e Gestão Econômica e Financeira, Mediação, Gestão Fundiária e Gestão Estratégica de Pessoas.
Acompanhe as redes sociais da Safras & Cifras – @safrasecifras – e fique por dentro das novidades. Ou entre em contato através do email [email protected] ou pelo WhatsApp (53) 99936-4052.