A ideia de metas grandes, arriscadas e audaciosas, foi o que aplicaram muitas famílias, quando iniciaram seus negócios. Talvez tenha sido essa perspectiva que as tornou vencedoras, somado a muito trabalho e superação de obstáculos, pois certamente o caminho não foi fácil.
No setor rural, um dos grandes exemplos que temos, entre outros, foi o desenvolvimento do negócio agrícola no Cerrado Brasileiro, desbravado na sua maioria por gaúchos, paranaenses, catarinenses e paulistas, entre outros que migraram de pequenas propriedades rurais que não geravam renda para toda família, e hoje tornaram-se empresas rurais de sucesso. Junto com outros fatores, isso tornou o Agronegócio Brasileiro o principal setor da nossa economia.
“Quando a sensação da vitória e da conquista é alta, devemos recompensar positivamente e enaltecer a vitória.”
Mas no Brasil, o setor do Agronegócio não é reconhecido e elogiado pela nobreza do que é feito, que é produzir alimentos para a população humana do nosso país e de outros países, além de impulsionar a economia.
Na pandemia do Covid, quando a maioria dos setores da economia teve que parar, o Agronegócio não parou, porque a produção de alimentos não podia parar, tanto é que não faltou alimentos. Atualmente, o setor vive com incertezas, como invasões de propriedades privadas e aumento da carga tributária.
É da natureza do ser humano querer fazer com que as incertezas vão embora, no entanto, esse desejo pode levar a agir de forma errada, portanto se temos tempo, vamos agir com firmeza e proteger nossa família e nosso patrimônio, pois eles se relacionam para a sobrevivência de ambos.
“Qual será a melhor forma de proteger nossa família e nosso patrimônio no ambiente que estamos vivendo?”
Devemos fazer o melhor para manter a família unida e uma empresa sólida, que continue crescendo. E para que isso aconteça, todos os envolvidos devem ter um único foco: buscar soluções técnicas para atingir esses objetivos.
As soluções técnicas existem e variam de uma família e/ou de uma empresa para outra, por isso mesmo elas são individuais e assim devem ser tratadas. Essas soluções passam por organizar a relação Família x Patrimônio x Negócio, já que eles se relacionam e precisam ser protegidos.
“Muito se ouve que a solução única é a criação de uma Holding, mas com certeza não é a única. Poderá ser uma delas, mas certamente existirão outras, porque teremos envolvidas pessoas que pensam diferentes, e negócios e patrimônios também diferentes.”
O primeiro passo é fazer um diagnóstico da relação Família x Patrimônio x Negócio, e a partir daí traçar cenários que vão garantir a proteção da família e do patrimônio, contexto esse que poderá ter vários caminhos, que sejam soluções e não problemas para o futuro do grupo familiar e do patrimônio.
A Safras & Cifras, há mais de 33 anos trabalhando exclusivamente no setor agropecuário brasileiro, na Gestão da Continuidade das empresas rurais familiares, tem implantado soluções que fortalecem a harmonia familiar e o crescimento sustentável do patrimônio, visando a continuidade das empresas familiares no mesmo grupo familiar, geração após geração.
As soluções implantadas pela Safras & Cifras são uma forma de recompensar os sonhos dos fundadores, que é manter a família unida, preservar e fazer crescer o patrimônio sustentável, no mesmo grupo familiar.
Como tudo na vida é feito pelas pessoas para as pessoas, precisamos entender muito da relação familiar, os instrumentos jurídicos, acordos e protocolos devem registrar aquilo que as pessoas da família querem para a empresa, e não o contrário.
Os instrumentos jurídicos necessitam vir acompanhados de uma boa Governança implantada na empresa, pois é um processo dinâmico e não pontual.
Muitos instrumentos jurídicos, muito bem concebidos – inclusive a criação de Holding -, fracassam no tempo, por não existir uma boa Governança, que continue trabalhando a relação Família x Patrimônio x Negócio.
“Não podemos esquecer que tudo será conduzido por pessoas, que pensam diferentes e estas diferenças têm que ser acertadas, para o bem maior que é a harmonia da família e o crescimento sustentável da empresa.”
Portanto, existe como proteger bem a família e o patrimônio, tomando os cuidados que descrevemos.
O primeiro desafio é agir e procurar conhecer como essa proteção poderá ser feita, com segurança. Até porque muitos não sabem como implantar e isso pode levar a que, no intuito de tentar resolver logo a situação, o caminho adotado não seja o mais seguro, por desconhecimento e até por aproveitadores do momento, que apresentam soluções magníficas, encantadoras, mas que certamente, com o tempo, trarão consequências extremamente negativas.
É impossível dar as mesmas soluções para duas famílias, mas certamente as duas terão respostas às suas necessidades. O que precisamos é acreditar que essas soluções existem e saber como usá-las.
“A vida não foi criada para dar errado. A vida foi feita para dar certo e seu futuro será decorrência do que faz hoje.”
Gostou do conteúdo? Confira outros!
Série histórica mostra melhor momento para comercializar soja e milho no Mato Grosso do Sul
Safras & Cifras lança o informativo Custo Desembolsado RS
Proteção da Empresa Rural Familiar: quais os riscos e o que devo fazer para proteger meu negócio?
A missão do agronegócio brasileiro em um mundo de 8 bilhões de pessoas
Sobre a Safras & Cifras
Criada em 1990, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a Safras & Cifras trabalha para famílias do agronegócio, trazendo soluções em Planejamento Sucessório, Governança, Planejamento Tributário e Gestão Econômica e Financeira, Mediação, Gestão Fundiária e Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).
Acompanhe as redes sociais da Safras & Cifras – @safrasecifras – e fique por dentro das novidades. Ou entre em contato através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp: (53) 99936-4052.