Falar em sucessão familiar, em muitos casos, toca em um ponto delicado para muitas famílias. No agro não é diferente. O fato é que um bom Planejamento Sucessório é fundamental para garantir a prosperidade de qualquer empresa rural e começa muito antes da sucessão em si, conforme observado pela Safras & Cifras em anos de trabalho junto ao setor.
O processo inicia com o preparo dos sucessores e herdeiros, e da própria estrutura da empresa, que precisa estar muito bem organizada para suportar com tranquilidade essa mudança. Até porque passar pela sucessão sem planejamento pode implicar em graves consequências. Estas incluem uma redução da escala do patrimônio e do negócio, o que pode levar a sua dissolução nos casos mais graves.
Além disso, não pensar na continuidade potencializa a existência de conflitos na família, comprometendo a harmonia familiar e a manutenção da empresa a longo prazo, afinal, onde há disputas de poder, inexiste o diálogo, fator essencial para a resolução dos problemas inerentes ao negócio.
O que observar na sucessão familiar
Na equação patrimônio/negócio/família é preciso levar em conta o possível impacto causado pelo acesso de terceiros – geralmente herdeiros não consanguíneos – ao empreendimento, quando não há uma boa organização da continuidade.
Sem falar nas dificuldades na circulação de informações entre os herdeiros/sucessores, que acarretam em problemas de comunicação e gestão, com consequente aumento do risco de rompimento, em virtude da quebra da relação de confiança, causando danos que vão do financeiro ao familiar/pessoal.
“O processo de sucessão é uma certeza em qualquer família e negócio. O Planejamento Sucessório permite que sejam antecipadas e mitigadas situações de risco e que seja preparado o terreno para uma transição mais suave e organizada entre as gerações. Também contribui para que a família esteja madura em relação às decisões sobre a alocação do patrimônio no futuro e a estrutura de continuidade do negócio, trazendo benefícios, também no que se refere ao relacionamento da família no longo prazo”. Luan Fernandes, sócio e consultor da Safras & Cifras
Porque planejar a sucessão familiar
Com regras societárias claras, que podem ser expressas, por exemplo, através de um bom contrato social ou acordo de quotistas; uma boa estrutura contratual de exploração; e diretrizes bem estruturadas de Governança, com a construção de um protocolo familiar que discipline a relação dos sucessores/familiares no que se refere à família, patrimônio e negócio; a manutenção do patrimônio no seio da família, da escala e continuidade do negócio e, especialmente, da harmonia da família passam a ter maiores chances de êxito.
Um bom planejamento permite maior tranquilidade aos envolvidos, além de trazer benefícios financeiros à empresa. Nesse contexto, é marcante o desejo dos fundadores/patriarcas de verem seu patrimônio e negócio perdurando, beneficiando os descendentes, chegando às próximas gerações, mantendo o nome e a tradição da família empresária.
Fora o fato de a sucessão ser uma realidade e desejo dos grupos familiares, essa é uma necessidade em termos de viabilidade econômica e financeira dos negócios, uma vez que a manutenção da escala é determinante para a sua subsistência.
“Acredito que, assim como a tecnologia de modo geral avançou com o passar do tempo, a tecnologia de gestão seguiu o mesmo caminho. Ao se verificar e sentir os problemas causados por uma sucessão desestruturada, criaram-se mecanismos para mitigar/abrandar as consequências negativas percebidas e o Planejamento é um dos principais”. Luan Fernandes, sócio e consultor da Safras & Cifras
Quando pensar em sucessão
Vale lembrar que a sucessão não precisa estar associada a um fato ou momento da vida familiar, como uma morte ou saída da gestão do negócio. O Planejamento Sucessório deve sim ser entendido como um processo a ser construído pela família, que envolve diversos atores – sucedidos, sucessores e familiares -, devendo ser conduzido com a participação de todos os interessados.
A Safras & Cifras orienta ainda que o processo seja realizado com a maior antecedência possível, a fim de possibilitar um momento de transição mais tranquilo, garantindo a manutenção do patrimônio e do negócio, sempre visando a harmonia da família. Se você sente a necessidade de trabalhar esse assunto em sua empresa familiar, mas não sabe muito bem como começar, busque ajuda.
Um Planejamento Sucessório bem executado pode impactar no futuro do seu negócio, patrimônio e família, por isso precisa ser levado a sério. Para levar adiante essa missão, conte com o apoio especializado do time de consultores da Safras & Cifras e amplie as chances de continuidade da empresa rural.
Sobre a Safras & Cifras
Criada em 1990, na cidade de Pelotas, no sul do estado do Rio Grande do Sul, a Safras & Cifras trabalha para famílias do agronegócio, trazendo soluções em Planejamento Sucessório, Governança, Planejamento Tributário e Gestão Econômica e Financeira.
Acompanhe as redes sociais da Safras & Cifras – @safrasecifras – e fique por dentro das novidades. Ou entre em contato através do e-mail [email protected] ou no WhatsApp: (53) 99936-4052.