O Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) é uma ferramenta que permite monitorar as receitas e as despesas do negócio, sendo possível realizar uma análise de lucro ou prejuízo. É através do DRE que conseguimos identificar a eficiência operacional e assim proporcionar sobrevivência e crescimento para o negócio.
A demonstração deve ser feita pelo menos uma vez no ano, respeitando o período safra das culturas exploradas e analisando cada atividade de maneira independente, com objetivo de conhecer resultado e tomar decisões assertivas para a empresa rural.
Desta forma, o DRE é de grande importância para a gestão do negócio, sendo imprescindível para garantir a profissionalização da empresa rural familiar, já que permite acompanhar os números do negócio de perto, e entender se está “entrando mais do que saindo” ou “saindo mais do que entrando” no resultado da safra.
Confira abaixo o que precisa saber e os passos para a montagem da DRE:
Valor Bruto de Produção (VBP)
Se refere a tudo que foi produzido dentro do período safra analisado. Sendo que deve ser considerado o que já foi comercializado, gerou receita, e o que ainda está em estoque, pode gerar receita.
Custos com insumos
O segundo passo é identificar todos os custos com insumos para produção, na agricultura são basicamente sementes, fertilizantes e defensivos. Para produção pecuária podemos incluir suplementação alimentar, produtos veterinários e reprodutivos, entre outros.
Custos e despesas operacionais
O próximo passo é descontar os custos e despesas operacionais. Aqui deve-se considerar custos e despesas com mão de obra, combustíveis, manutenções, impostos e demais taxas, custos administrativos e terceirizados, entre outros custos.
Resultado Operacional
Depois de incluir o VBP devemos descontar os custos com insumos e custos e despesas operacionais. Essa diferença apuramos o resultado operacional do negócio, também conhecido como EBITDA.
Juros e variações monetárias
Neste momento, é necessário descontar juros pagos para o financiamento das atividades ou expansão do negócio.
Resultado líquido do exercício
Por fim, após subtrair os juros do resultado operacional chega-se no valor do resultado líquido do exercício ou no lucro como comumente conhecemos, isto é, o valor que a empresa realmente ganha após considerar todos os custos, despesas e impostos que são pagos para manter o negócio.
Benefícios da DRE para o negócio rural familiar
Para os produtores rurais, o DRE é mais do que um simples relatório contábil, ela é uma ferramenta estratégica. Com ela, é possível:
– Avaliar a rentabilidade da sua empresa: com o DRE é possível comparar receitas e despesas para determinar a lucratividade da operação, além de acompanhar os números de despesas e entender o que pode ser melhorado.
– Tomar decisões estratégicas: basear decisões de investimento, corte de custos ou expansão em dados financeiros concretos. Ao final do DRE obtém-se o valor que poderá ser investido no próximo período, o que permite um planejamento financeiro melhor para a próxima safra.
– Monitorar desempenho: acompanhar a evolução econômica e financeira ao longo do tempo e ajustar estratégias conforme necessário. A médio e a longo prazo é possível fazer o comparativo entre as demonstrações e entender se o seu negócio está evoluindo ou está estagnado, isso permite um reajuste na rota se necessário.
– Obter financiamentos: algumas instituições financeiras podem solicitar o DRE a fim de entender a rentabilidade do negócio, ainda assim, caso a instituição financeira não solicite, apresentar a DRE pode facilitar a obtenção de crédito e investimentos.
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma ferramenta indispensável para os produtores rurais que desejam manter uma gestão financeira eficaz e transparente. Ao detalhar receitas, custos e despesas, a DRE oferece uma visão clara do desempenho da propriedade, permitindo tomadas de decisão mais embasadas e estratégicas. Portanto, compreender e elaborar uma DRE de forma precisa não apenas fortalece a gestão do negócio, mas também contribui para a sua sustentabilidade e crescimento a longo prazo.
Caso queira conhecer outras ferramentas para uma gestão financeira eficiente, te convidamos para acessar o E-book de Gestão Econômica e Financeira da Safras & Cifras.
Com a colaboração de Diego Tiecher.
Sobre a Safras & Cifras
Criada em 1990, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a Safras & Cifras trabalha para famílias do agronegócio, trazendo soluções em Planejamento Sucessório, Governança, Planejamento Tributário e Gestão Econômica e Financeira, Mediação, Gestão Fundiária e Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).
Acompanhe as redes sociais da Safras & Cifras – @safrasecifras – e fique por dentro das novidades. Ou entre em contato através do email [email protected] ou pelo WhatsApp (53) 99936-4052.