Sementes Holanda investe no planejamento da sucessão para garantir a continuidade

Localizada na fronteira entre os municípios de Palmeira das Missões e Boa Vista das Missões, na região Norte do Rio Grande do Sul, quem chega a Sementes Holanda não imagina quanta dedicação foi aplicada na propriedade, capitaneada pelo produtor rural Cornelis Wilhelmus Maria Uitdewilligen. Natural da Holanda, de onde veio aos três anos, em 1949, junto aos pais e irmãos, Cornelis dedicou mais de 40 anos ao cultivo da terra, elevando a produção média da fazenda em um saco por hectare ao ano.

Hoje, o negócio é reconhecido por sustentar uma ótima produtividade e sustentabilidade de manejo, resultado conquistado graças ao olhar visionário de Cornelis e dos irmãos, que desde cedo apostaram em técnicas até então inovadoras – como a aplicação de calcário no solo -, que fizeram a produção da lavoura dobrar. “Há 50 anos, quando se começou a usar calcário, meu pai queria aplicar mil quilos por hectare, eu, orientado pelo meu irmão, fui lá é apliquei 10 mil kg. Vi uma área que antes produzia 20 sacos, render 50”.

Esse pioneirismo ajudou a inserir na propriedade novas tecnologias de produção e também abriu caminho para a qualificação da gestão, conquistada através de um Planejamento Sucessório eficiente, realizado pelo time da Safras & Cifras. “Achamos melhor fracionar a propriedade em três partes, mantendo cada filho como um parceiro meu. Um dia isso aconteceria naturalmente, então optei por fazer logo”, conta Cornelis, que tem três filhos, Alexandro, Franciela e James, além de seis netos.

Leia mais sobre Sucessão:

Desafios e oportunidades

Conforme Alexandro Manfio Uitdewilligen, engenheiro agrônomo que trabalha na gestão da empresa rural familiar, atualmente a propriedade produz soja, milho e trigo, além da criação de gado. Ele conta que desde pequeno acompanhava o dia a dia na propriedade e que só após a aposentadoria do pai o processo de sucessão foi iniciado. “É um pouco desgastante, mas precisa ocorrer, pois deixa tudo organizado, com cada um sabendo seu papel. Além disso, evita dificuldades maiores no futuro”.

Segundo a sócia e consultora da Safras & Cifras, Manuela Sallis, a principal vantagem de planejar a sucessão ainda em vida é transferir o patrimônio de forma organizada e transparente. “Antigamente, só se falava em sucessão quando já era tarde e o caminho acabava sendo a realização de um inventário judicial, o que gerava desgaste e desarmonia entre a família. Hoje existem muitas ferramentas que facilitam esse processo e evitam muitas dores de cabeça, além de permitir a manutenção da escala e uma maior harmonia familiar”.

Reestruturar para continuar

A parceria com a Safras & Cifras, empresa escolhida para levar adiante o processo de reestruturação da fazenda, iniciou em 2015, com a organização da sucessão, e desde então se mantém, com o apoio em outros setores.

“Temos muito a agradecer ao Ciloter e ao Murilo, que muito nos ajudou. Tem também a Manuela, que nos orienta até hoje, pois é uma área complexa. Toda equipe da Safras & Cifras é maravilhosa, sempre pronta a nos atender”, afirma Zaida Justina Manfio Uitdewilligen, esposa de Cornelis e matriarca da família.

Sobre a Safras & Cifras

Criada em 1990, na cidade de Pelotas, no sul do estado do Rio Grande do Sul, a Safras & Cifras trabalha para famílias do agronegócio, trazendo soluções em Planejamento Sucessório, Governança, Planejamento Tributário e Gestão Econômica e Financeira.

Acompanhe as redes sociais da Safras & Cifras – @safrasecifras – e fique por dentro das novidades. Ou entre em contato através do e-mail [email protected] ou no WhatsApp: (53) 99936-4052.

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá👋
Como podemos ajudar?